Início do Planejamento Estratégico – Definição da missão, visão e valores

passo a passo para largar a procrastinação

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Você sabe a importância de estabelecer a missão, visão e os valores do seu negócio?

Missão, visão e valores fazem parte das ferramentas básicas da gestão estratégica do seu negócio!

Alguns empresários acreditam que a elaboração desses campos não passa de uma mera formalidade. Na verdade, o estabelecimento desses preceitos, se é que assim podemos chamá-los, é o que irá orientar as decisões da empresa.

Para ilustrar a importância de estabelecer a missão, visão e o valor do seu negócio, vou usar um trecho da obra de Lewis Carol, em Alice no país das maravilhas:

Para onde vai esta estrada? Pergunta Alice.
O gato replica: Para onde você quer ir?
Alice diz: Não sei, estou perdida.
De maneira taxativa o gato responde: Para quem não sabe para onde vai, qualquer caminho serve

Notou a importância de se estabelecer uma diretriz para o seu negócio?
Mas não basta apenas estabelecer, tem que cumprir. Pois um barco sem norte está à deriva, à mercê do acaso e será engolido pelo mar. Se entendeu bem a analogia, verá que se não traçar um objetivo, o mercado irá “engolir” o seu negócio.

Vamos ao entendimento do que é cada um desses pontos?

Missão

A missão é o propósito da organização, é o porquê da sua existência, o motivo pela qual foi criada. A missão deve ser expressada da forma mais concisa possível, comunicando de forma clara e objetiva o seu propósito.

A minha missão aqui é ajudar o pequeno empreendedor e eu faço isso disponibilizando meu conhecimento em forma de conteúdo que gera valor. Dentre os conteúdos estão os artigos e as planilhas de gestão que faço com muito empenho e dedicação.
Um outro exemplo é a missão da Vale que é:
Transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável
Viu como é bem simples? É assim que tem que ser!

Visão

A visão é onde a empresa pretende chegar, é um norte onde se pretende estar em um determinado período.
A visão pode mudar de acordo com o momento da empresa visto que é criada para um período de tempo pré-determinado.
Algumas grandes empresas não possuem como prática, informar datas em sua missão. Isso se dá para causar a impressão de que a visão já foi alcançada.
Por exemplo a visão da Fiat:
Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
A ausência da data deixa subentendido que ela é um grande player e referência de excelência em produtos automobilísticos.
A minha visão com este blog é ser referência em conteúdo para os pequenos empreendedores do Brasil e pretendo alcançar isso até 2027.

Valores

Uma vez definido a missão (qual a razão da sua empresa existir) e missão (aonde sua empresa quer chegar), precisamos definir as “regras do jogo”.
Em poucas palavras, os valores são os princípios que guiam o comportamento e as decisões de todos os envolvidos. Os valores servirão como base para que a empresa exerça sua missão e alcance o seu objetivo.

Alguns exemplos de valores que acho imprescindível para o sucesso de qualquer negócio são:

Foco na satisfação do cliente: Foque em entregar valor ao seu cliente, a venda será consequência de suas ações.

Responsabilidade social: É importante se preocupar com a sociedade, pense sempre no impacto social de suas atitudes.

Integridade ética: Faça o exercício de se colocar no lugar do seu cliente e sobretudo no lugar dos seus colaboradores. Você trata o próximo com o respeito que ele gostaria de ser tratado?

Transparência e honestidade: Seja honesto com seus clientes, não prometa nada que não possa cumprir. Seja transparente com relação às suas ações.

Conclusão

O início do planejamento estratégico, passa pela definição clara dos termos aqui apresentados.
A definição da missão, visão e valores do seu negócio não deverá ser meramente ilustrativa. Ela servirá como base para inspirar e engajar sua equipe a buscar o objetivo e cumprir a sua missão.
Não definir a missão, visão e valores do seu negócio é o mesmo que colocar um barco no meio do oceano sem um rumo definido.
Como você vai conseguir tripular esse barco? Se conseguir, certamente não terá os tripulantes mais engajados que poderia ter.
Então, defina suas diretrizes antes de colocar o barco na água. Assim será muito mais fácil motivar e liderar a sua equipe!

Mostre para os seus clientes que a sua empresa não está interessada apenas no lucro, que além disso ela tem uma razão para existir, uma missão para cumprir.
E sobretudo certifique-se que esteja claro, para todos os envolvidos, que a sua empresa sabe exatamente onde quer chegar.

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